W@tchman, a entrevista ao líder da tribo vencedora do Mundo 15

W@tchman, líder da V.T.@

Tribo vencedora:VAI TUDO @BAIXO! (V.T.@)
Líder: W@tchman
Nome verdadeiro: Pedro Toste
Idade: 39
Localidade: Lisboa


shanan: 
Olá W@tchman!

Antes de mais queríamos agradecer o facto de ter aceitado o nosso convite para esta entrevista e felicitá-lo a si e à sua tribo pela vossa vitória no Mundo 15. Na impossibilidade de contactar o fundador da tribo V.T.@, contactamo-lo a si como representante de toda a liderança da tribo.

W@tchman: Isto é a minha 1.ª vez, por isso peço que seja um pouco tolerante, lol.


shanan: Qual a história da V.T.@? Quais as suas raízes e percurso?

W@tchman: O Mundo 15 era muito rápido (velocidade 2) e as aldeias bárbaras cresciam a uma velocidade enorme, até aos 3.000 pontos e sem bónus noturno. De facto, quem se aplica desde o início começa a ter grandes resultados no seu jogo. Pertenci à tribo FOW, liderada já pelo jogador Shaubarack, mais um conjunto de players que acompanhavam o Shaubarack desde o Mundo 11 – e que naquela altura já lideravam o Mundo 11 -, mas aquele núcleo de jogadores não tinha tempo para jogar num mundo muito rápido como o Mundo 15.

Pelo Mundo 15 passaram grandes players e tribos fortíssimas que ainda tinham muito para dar ao longo dos anos. Mas desde o início que se destacou, pela grande capacidade, o número 1, o jogador Bald3ant3, de Santarém, que liderou vários meses a pontuação individual neste mundo até ao seu bloqueio. Na altura a tribo @ foi fundada por um player da margem que tinha saído da FOW, chateado com a forma de jogar de alguns miúdos e jovens. O jogador toste foi atrás dele, mais o Bald3ant3, e começou a recrutar os melhores do k44 e do k45. Quando a tribo Scr3am, liderada pelo meu amigo jogador KingCharles e o jogador jpintassilgo, foi dissolvida, o toste recrutou os melhores players do k44, como o dragao0069, V.D.F, stoneR., ze do cano, Portas Minas, papao xmen, …, vários jogadores que na altura estavam a dar cartas pelo k44. O Bald3ant3 recrutava e era o responsável pelo k45, depois do Bald3ant3 ser bloqueado o k45 caiu para outras tribos e passamos a trabalhar apenas num continente, no k44. Estavam lá os melhores dos melhores.

A V.T.@ apareceu por causa de uma desavença entre o toste e o dragao0069, por uma aldeia de um inativo que tinha desistido de jogar. Foi fundada pelo dragao0069 a 29 de junho de 2010. Alguns jogadores acompanharam o dragao0069 e os restantes permaneceram ao lado do toste.

Bem, alguns pontos chave na história do k44: O famoso e mega coordenado à tribo +DW-, que fez dissolver a tribo; a família IT no k44 e no k43; a conquista do k45; a formação da tribo =NEW= por parte do Bald3ant3, onde o Bald3ant3 levou um coordenado com mais de 9.000 ataques e onde perdeu tudo; a invasão do k55 pelo stoneR. e pelo jogador MasterRB; a eliminação do jogador martinha123 do k55; a fusão com a tribo DRINK!, do toste com os jogadores Pedroalmeida90, mrssilva e o XiNeS, no k54; a fusão do papao xmen da V.T.@ com o jogador bad player da tribo 666; e a fusão da @ com a V.T.@, em setembro de 2010, e passou a designar-se a famosa V.T.@. Acho que estes são vários episódios deste Mundo 15.

A vitória deste mundo se deve às amizades que foram criadas no jogo e nos almoços e jantares de convívio em Albergaria-a-Velha, Alcântara, Odivelas.


shanan: Considera o nome VAI TUDO @BAIXO adequado à tribo? Se sim, porquê?

W@tchman: Sim, claro. De facto, foi o nome certo para este mundo. Para conquistar um mundo tem mesmo que se mandar todos os inimigos abaixo e conquistar-lhes as aldeias todas e foi o que aconteceu.


shanan: Como e quando se tornou líder da VAI TUDO @BAIXO?

W@tchman: Eu liderava a @ e a minha forma de estar, maneira de ser – a que eu chamo de “equilíbrio” – na conquista e na criação de frentes de ataques, sempre foi uma das minhas melhores qualidades, na leitura estratégica dos mapas. Com a minha entrada na V.T.@, quem tomou as rédeas da liderança fui eu e o papao xmen, passando a ter a voz de comando na resolução de incidentes que surgem no dia a dia do jogo.


shanan: Qual a sua primeira reação quando soube que a tribo que liderava tinha ganho o Mundo 15?

W@tchman: Fiquei orgulhoso de todo o trabalho que envolveu aquela conquista do grupo de amigos que eu criei, a experiência que ganhei, e nunca julguei que fosse possível, porque, a partir de certa altura, quando deixa de haver tribos inimigas fortes passamos a ter um problema interno de abandonos e de inativos. É a maior dificuldade que se pode ter, senão vira tudo bárbaro.


shanan: Qual o seu percurso no “Tribos”? Este foi o 1.º mundo onde jogou? Onde e com quem aprendeu a jogar?

W@tchman: Bem, ainda tenho pouco tempo de “Tribos”. Iniciei-me em 2009, por volta de abril, no Mundo 8; passei um pouco pelo Mundo 7, na KIA, e iniciei o meu jogo com este nick no dia 13 de fevereiro de 2010, um dia depois da abertura deste Mundo 15. Aprendi com o meu irmão, toste, “A Lenda”, lol.


shanan: Qual era o seu objetivo para o Mundo 15?

W@tchman: O meu objetivo pessoal era sempre liderar o OD Atacante. Nunca trabalhei para os pontos. Sempre foram as tropas. Sempre trabalhar em equipa.


shanan: Quando começou a jogar no Mundo 15, começou sozinho ou este projeto já estava delineado?

W@tchman: Não, apenas sozinho… eu e todos os outros.


shanan: A V.T.@ foi criada no dia 30 de junho de 2010 e após 528 dias sagrou-se vencedora do Mundo 15, um mundo que durou apenas 666 dias. Como foi ser líder da tribo mais rápida a vencer um mundo?

W@tchman: Foi um trabalho fantástico e que devo a todos os jogadores amigos e também aos inimigos. Aqueles players todos profissionais…

Foi dos mundos mais profissionais que passaram pelo server PT e agradeço à administração pela coragem que teve para implementar um mundo com estas características únicas.


shanan: Apesar do Mundo 15 ter sido um mundo com uma duração rápida, várias guerras foram travadas. Qual foi, na sua opinião, a guerra que mais o marcou e que colocou mais em prova a união da V.T.@? Qual foi o inimigo mais difícil de vencer?

W@tchman: A +DW-, a =NEW= do Bald3ant3 e a invasão do k55 – foi muito difícil, era o coração da tribo NceN, dos jogadores novaoeiras, ***Nevoeiro*** e doublechesse. Depois de virarmos a sul foi sempre a conquistar.

O inimigo mais difícil de vencer foi a NceN, estavam bem estruturados e com a frente de ataque bem defendida.


shanan: Como foi gerir a V.T.@? Houve conflitos internos? As questões diplomáticas foram sempre consensuais?

W@tchman: Uma tribo como a V.T.@ tinha um núcleo bem definido de jogadores que se conheciam pessoalmente dos famosos jantares das quintas-feiras, em Odivelas, na GRUTA, e era ali que era tudo definido e resolvido. Havia outros núcleos com força dentro da V.T.@, pessoal que tinha pertencido à DRINK! e a famosa 666 (fetei, aqui vai um grande abraço para o meu amigo fetei). Os problemas eram sempre debatidos pela gestão da liderança, todos eles opinavam e chegava-se sempre a um consenso.


shanan: A atividade de um líder de uma tribo é muito importante. Como conciliava a sua vida particular com o jogo?

W@tchman: Muito difícil. Normalmente o jogador começa a dormir no sofá para evitar aborrecimentos maiores, mas deve-se ter sempre em mente o equilíbrio entre todos. Mas o V.D.F teve a vida mais difícil do que eu.


shanan: Acha que o “Tribos” influenciou a sua vida? Se sim, como?

W@tchman: Sim, com certeza e em tudo. Tenho um grupo de amigos fortíssimo e mesmo depois do mundo terminar ainda nos encontramos em Odivelas.


shanan: Além do “Tribos”, como ocupa os seus tempos livres?

W@tchman: Tenho pouco tempo para isso, mas apenas a tratar da família.


shanan: Agora que o Mundo 15 acabou, já sente saudades?

W@tchman: Já estou noutro mundo e continuamos com os amigos todos próximos de uma chamada telefónica. É mesmo ao lado.

Ainda ontem fomos ao restaurante fazer as reservas para o maior evento de 2012 do “Tribos” [Aniversário do “Tribos”] – o Mundo 15 vai estar presente.


shanan: Será que vamos encontrar a V.T.@ num outro mundo? Se sim, já se sabe em qual? E o nome da tribo manter-se-á o mesmo, ou será que “V.T.@ só à uma, a do Mundo 15 e mais nenhuma”?

W@tchman: Bem, em relação a isso, o grupo de players vai-se encontrar de certeza absoluta, agora o nome já não concordo, porque apenas uma tribo ganha um mundo e nunca dois mundos ao mesmo tempo. Desde que @ se manteve a liderar o mundo durante meses no Mundo 15, é sempre massacrada nos novos mundos, porque o receio é tanto… Assim se passa o mesmo com a 666, serão sempre massacrados no início dos mundos, para evitar o crescimento da tribo. A maior parte deste grupo continua a jogar noutros mundos, desde o Mundo 20, o Mundo 21, Mundo 22, Mundo 23 e Mundo 24. A V.T.@ esta toda distribuída por estes mundos e alguns deles TOP na pontuação ou mesmo a liderar as tabelas de OD Atacantes na composição das tribos.


shanan: Se pudesse escolher as configurações do próximo mundo em que a V.T.@ (ou o jogador) fosse participar quais seriam? 

W@tchman: Sem bónus nocturno, gosto da igreja, habituei-me a esse grau de dificuldade. Velocidade 2 e que os nobres já se possam deslocar à velocidade das 108 horas, como nos mundos mais recentes.


shanan: Que conselhos deixaria aos jogadores que agora se iniciam no “Tribos”?

W@tchman: Que é um jogo importante e que a aprendizagem é contínua, mas muito exigente, e com as pessoas certas ao lado vão conseguir também chegar lá. Apenas ainda alguns conseguiram atingir essa meta, mas está ao alcance de todos os players.

No início do mundo é ele que decide que tipo de jogador quer ser e até onde pode chegar.


shanan: Que mensagem gostaria de deixar aos seus companheiros e colegas de tribo?

W@tchman: AFINAL VALE A PENA E VEIO TUDO @BAIXO. VALEU!


shanan: Gostaria de deixar alguma mensagem final aos nossos leitores?

W@tchman: A conquista de um mundo não é para todos, é só para alguns, mas que está ao alcance de todos.

Determinação, raça e muita guerra! lol.


shanan: Que pergunta gostaria de fazer ao próximo líder da próxima tribo vencedora?

W@tchman: Se valeu a pena e se lhe deu gozo chegar até ao fim.


shanan:
Bem, dou a entrevista por terminada. Muito obrigada pelo tempo disponibilizado.

W@tchman: Obrigado eu.


(A solutions.pt procura o brasão da tribo V.T.@.) 

25 comentários a “W@tchman, a entrevista ao líder da tribo vencedora do Mundo 15”

  1. Bem que a para dizer ??
    Foi tudo @Abaixo talvez xD

    Muitos parabéns, a toda a tribo e ao W@tchman, pois foi um dos meus Prof´s de tribos…
    Abraço e felicidades amigão, e como já disse em outros sítios, ainda estou a espera do mundo em que seja melhor que tu xD

  2. bons dias…

    Como lider e fundador quero deixar um grande abraço ao meiu amigo W@tchman este mt bem na entrevista e quando se diz tudo ja nao á muito mais a dizer,foi uma grande tribo espero voltar a jogar com os mesmos jogadores brevemente.
    FORÇA V.T.@

    p.s- uma dica ao suporte acabem com a moral de ataque, nos nao temos culpa que os outros nao saibam jogar.

  3. Sim e verdade, boa entrevista. Eu ja tive o prazer de ser entrevistado pessoalmente por este Senhor, numa entrevista para emprego, em Guimaraes. Muito acessivel e muito simpatico, Grande player… Parabens Dr. :), bem dizia que ia ganhar…

  4. Parabéns à V.T.@ pela estrondosa vitória e parabéns ao w@tch pois desde o primeiro dia do mundo 15 que ele foi o melhor jogador, o mais “equilibrado” – como ele diz e bem. Ainda hoje continuas a ser igual a ti mesmo e como jogador és daqueles que “é um descanso” ter ao nosso lado pois sabemos que não é preciso esperar ou pedir para fazeres, ainda antes de pensarmos já fizeste.

    Foi um grande prazer jogar contigo nos primeiros dias do pt15 e ter-te na F.O.W. (isto parece que já foi há uma década,lol) mas aquele mundo não era para nós e como disse ao Toste na altura, eu na vossa posição teria feito provavelmente o mesmo, a malta do 11 tava sem tempo para mais um mundo e andava tudo inactivo e off, ficou provado no último dia do pt15 que a vossa decisão foi a correcta. 🙂

    Pedro, grande abraço deste teu amigo e parabéns pela excelente entrevista, resumiste muito bem o que foi o mundo e mesmo quem não jogou lá consegue ficar com uma ideia, como eu. 🙂 Obrigado por tudo e … vai mas é panar aldeias no pt23, não penses que é por dares entrevistas que te deixo encostar. 🙂

    cumps
    shaubarak

  5. Boas tardes, eu não dou os parabéns á VT@, o mundo 15 acabou mt cedo, porque a tristeza de alguns jogadores que estavam na =@= saíram por causa de inactivos e formaram a VT@,Porque 50% da VT@ foi feita pela tribo =@= , onde eram os verdadeiros jogadores que combatiam , que faziam coordenados a 60 horas á tribo +DW-,, onde jogadores de top que ainda estavam na =@= a 8h00 de nobres , não conseguiam conquistar ( dragão , porta minas , vdf e mts jogadores destes que só sabiam noblar inactivos), a VT@ foi feita por traições de dois membros com os nicks DRAGAO 69 E PORTA MINAS ( conhecidos no mundo 15 os papas inactivos) , e eu komo líder da =@= , queria era eliminar inimigos , komo tribos +DW , NceN, A =@= Começou a fikar mais fragilizada , agora VDF , DRAGAO 69 , PORTA MINAS, SÃO PESSOAS QUE SÓ PENSAM NELAS, SEM CARATER .
    Porque te garanto a vcs com a fusão com a drink( pedro almeida, xines a entrada do sonols a VT@ tremeu , porque nessa altura W@tchman tb fazia parte da liderança da @ com o sonols e eu , e o W@tchman sempre foi a ligação para não haver guerra contra os papas inactivos (VT@) dragão e companhia, só este jogadores que admiro bastante sonols, pedro almeida , xines, W@tchman ( meu irmão)) o mundo ainda estava de pé e a VT@ JÁ NÃO EXISTIA Á MT TEMPO, se eu não fosse bloqueado, na altura estava em 2 lugar na geral da classificação .
    A penas dou os parabéns á calma e á liderança do meu irmão, porque era ele que mandava textos (testamentos) a motivar o pessoal.
    Em relação ap dragao 69 que hoje em dia tem outro nick, jovem aprende a jogar tribos, aprende com os teus erros, que o mundo 24 estamos cá os dois para lutar , vamos tirar a prova se =@ = no mundo 24 precisa de jogadores komo tu para serem vencedores
    Acho que foi demasiado fácil quando dragao, faz fusões com os inimigos tds que tem á sua volta, porque quando recebe um fake, não é um ataque, pede ajuda a deus.
    Boa sorte Pedro toste para o mundo 23 , que estas acompanhado por mts bons jogadores, esse mundo 23 vais vencer , mas numa forma honesta, porque tens jogadores verdadeiros e á tua altura, jogadores de guerra e não de papa inactivos.

    toste a lenda ( KOMO ME GOSTAM DE CHAMAR NO FE LOLADA)

    TOCA A PARTIR LOIÇA TODA SEM ABRIR 20 CONTAS EM CADA MUNDO

  6. Excelente entrevista, como só o W@tchman poderia dar 🙂
    Foi sem dúvida um dos melhores do mundo 15 senão mesmo o melhor, mas penso que se destacou principalmente pela sua capacidade de liderança.
    Conseguiu de facto dar o equílibrio que faltava á V.T.@, e liderou este grupo de jogadores da melhor forma possível, visando sempre o melhor para o grupo.
    Por isto tudo, é sem dúvida na minha opinião o melhor líder de tribos pt atualmente, não querendo tirar o mérito aos outros mas o W@tch têm uma coisa rara nos lideres que é a sua humildade e poder de fogo (isto é a sua capacidade de pegar apenas em 3 ou 4 jogadores e levá-los a derrotar tribos inteiras), não esquecendo a sua incrivel habilidade para motivar os seus jogadores e dar-lhes a importancia que merecem.

    Precisamos de mais jogadores como o W@tchman no servidor pt 8)
    Cumps e força V.T.@

  7. Bem eu mais do que ninguém sei o quanto é merecido esta vitória pois foram horas e horas pela noite a dentro.
    Parabéns w@tchman pela vitória e parabéns também aos outros companheiros.
    PARABENS PRA MIM TAMBÉM PELA MINHA PACIÊNCIA.

  8. parabéns ao pessoal, do vai tudo abaixo.bons jogadores. participei no Mundo 15, mas era muita hora em cima. desisti quando comecei a levar com o XInes, pois passar fins de semana colado ao PC a defender… nãããã- não era para mim.(tenho familia-lol).
    cumps ao toste “a Lenda”, ao xines, aprendi como se deve atacar e a defender, SEM Medo.

    Parabéns pessoal, pela vitória.

  9. Parabens Pedro(W@tch) grande lider grande jogador.

    Fico contente por mencionares o meu nick nesta tua entrevista.

    Sem dúvida algum o toste tem razão nalgumas coisas que disse, mas no entanto a outras formas de as dizer.

    Espero que acima de tudo, os desenntendimentos entre jogadores seja solucionado, pois a conversar é que as pessoas se entendem.

    Sinto me lisonjeado ter participado neste projecto, e ter dizimado a tribo que mais deu luta.

    +DW-, 2 noites perdidas mas valeu a pena a organização do mesmo mega coordenado que o sir W@tchman refere.

    Tal como ele diz, no jogo descobrem se futuras amizades.

    e nos dias de hoje amigos como o pedro há poucos.

    Tenho de a agradecer tudo o que aprendi, e me ensinaram, pois ele teve sempre um I em tudo o que sei.

    Sem mais,
    E muitos parabens pela Entrevista,

    Bruno Rodrigues

  10. Realmente Valeu a pena e Foi Tudo Abaixo !!!

    *Trafalgar Law 929 aqui.

    Peço desculpas aos amigos do PT15 por nao entrar em contacto com eles, mas estou meio sem tepo pro jogo e se quiserem falar comigo estou presente no Br41 com o nick -BuRieD-

  11. Viva amigos e companheiros
    Que saudades dessas das murraças que dei.
    Das noites perdidas, ignorando o meu estado critico de saúde.
    Enfim, Valeu a Pena.
    Parabéns Pedro pela lição dada aqui.
    Agradecer, só tenho que agradecer a toda a VT@
    Abraço e saudades AMIGOS.

    Luis Rocha

  12. Boa noite a todos,

    Gostei da entrevista, já não jogava há muito e voltei, referem o mundo 8, onde eu estive bastante tempo na tribo Bte! desde o inicio e desisti numa fase do jogo bastante avançada, o meu nick era vivivive, com certeza o porta minas nunca irá esquecer que o limpei e o xines pela mesma razão, apesar de mais complicado. É bastante agradável ler o jornal, identificamos-nos sempre com alguma coisa.

    Ps- Qualquer coisa estou no M24 a dar no duro e no M5 apenas a brincar, podendo vir a ser sério, apesar de não serem as minhas intenções.

    Parabéns pelo jornal e pela entrevista motivadora.

    Forte abraço

  13. Gostei muito da experiência de jogar nesse mundo É pena e ter desistido
    espero jogar novamente com os mesmos jogadores criei varias amizades 🙂

    queria agradecer a todos os membros V.T.@

  14. Boa noite!

    Antes de mais queria agradecer por tudo, pelas oportunidades, pelas amizades que criei na V.T.@!
    Lembro me como se fosse ontem que recebemos a noticias que o mundo tinha acabado! Foram 2 sensações, por lado felicidade por termos conseguido, por lado tristeza por ter acabado…

    W@tchman tu és mestre da coisa;)

    Desde já quero agradecer a todos, em especial ao galo.doido; zegazozo; dragao0069; Pacheko97; krieger02; ze pescador; gladiador00000000, entre outros…

    Força;)
    Karrega V.T.@

  15. ainda pretendo chegar a ser capiao assim ,, muito bom ,,deve ter cido dificil e cançativo chegar no final de um mundo e ganhar assim,,deve ter passado muitas noites em claro lool,, mas e isso ai ,,boa vitoria 😉

  16. Tive a ler a entrevista e realmente gostei bastante. Participei no mundo 15, inclusivé joguei na tribo Ncen e sei o que foi o teu trabalho enquanto jogador e lider de uma tribo, ataques bem coordenados, uma grande defesa nas fronteiras, foi o 1ºmundo em que joguei e me dediquei a tempo inteiro quase, porque realmente dava gosto jogar assim, ter que atacar e defender todos os dias, perder e reconquistar aldeias, dando sempre o nosso melhor, porque fazer pontos e evoluir edificios não nos dá garra para vencer.
    Parabéns mesmo Pedro 🙂

  17. eu fazia parte da Drink! sou primo do PedroAlmeida90 ele foi pra V.T.@ eu fikei na drink ainda nao fazia falta na V.T.@ e gostei mt do mundo e de todo o vosso apoio

  18. não conheço o W@tchman mas plo que li entre stats e a historia inicial juntamente com os comentarios do pessoal leva-me a pensar em que valores assim poucos teêm e união de grupo e ate o companheirismo criado são de louvar .
    Espero que se leve sempre para cima tudo isto .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *