O desafio de liderar uma tribo – Dz ! (Mundo 32), por ArilsonLucas02

Tribo: Dz ! – Differenz !

 Entrevistados:

Felgueiras.tw

YoungChild

ArilsonLucas02: Antes de mais gostaria de agradecer o facto de terem aceitado o meu convite para esta entrevista.

YoungChild: Agradecidos estamos nós.

ArilsonLucas02: Poderia contar um pouco sobre a história da Differenz !? Como surgiu este projeto?

YoungChild: O projeto surgiu cerca de duas semanas antes do mundo ser aberto (mais ou menos). Eu antes tinha pensado em levar o projeto Differenz! para um servidor BR, no caso deste seria para o BR52, mas não cheguei a levar, pois o outro líder cortou-se e sozinho sabia que não conseguia, até que encontrei o Felgueiras.tw aqui no Skype. A gente dava-se bem, ele também estava a pensar em criar um projeto para o PT32, foi então que nos juntamos, e criamos a Dz !. Fomos falando com amigos para saber quem queria ir conosco, sabíamos que num mundo de estreia teríamos que nos destacar. Passados um ou dois dias encontramos o nosso amigo PureBody, ele quis de imediato juntar-se a nós, trouxe alguns dos seus bons amigos connosco, sempre foi muito participativo, e como já tinha alguma experiência decidimos dar-lhe cargo de líder juntamente conosco, formamos o nosso plantel e estávamos prontos para a ação.

ArilsonLucas02: Porquê o nome Differenz !?

YoungChild: Queria criar algo diferente de todas as tribos, mas que ao mesmo tempo tivesse algum significado, então surgiu Differenz !.

ArilsonLucas02: Como é que vocês (os líderes) se encontraram? Eram amigos de longa data?

YoungChild: Sim, podemos dizer que sim. Já conhecia o Felgueiras.tw há algum tempo, joguei com ele na Unum e em outros mundos que já não me recordo.

ArilsonLucas02: Qual é a vossa experiência neste cargo? É a primeira vez que lideram uma tribo?

Felgueiras.tw: Em conjunto é a primeira vez que o fazemos, já tive oportunidade de liderar algumas tribos formadas in-game (casos de premades destruídas). O que aconteceu connosco na Dz ! não acontece facilmente, fomos formando uma estrutura muito forte, onde os nossos membros se identificam. Já joguei em várias potencias do PT, mas estrutura como a da Dz ! nunca encontrei, se uma parte da estrutura cai a base continua de pé, temos jogadores com funções específicas, mas todas as decisões são tomadas em conjunto.

Na verdade a Differenz ! tem sido o alvo a abater do PT32 sendo top 1, encontrou como inimigas as restantes tribos do top 5, 3 delas com uma mega aliança (dessas 3, 2 já venceram mundos: VoD, SMF), não só in-game, mas também com mind-games. Somos o alvo número 1 e a prova disso é que mudamos a identidade de varias tribos só para que essas mesmas pudessem acompanhar o nosso avanço (caso da URUZ, foi obrigada a fazer um género de mass, uma vez que a tribo normalmente joga com menos de 20 jogadores e neste caso recrutou cerca de 30 inimigos – quando eram inimigos só se deitavam a baixo uns aos outros). Como a aliança entre as tribos do top 5 não resultou contra a Dz !, decidiram fundir as tribos: “Dz ! vs. Resto do mundo” numa fase de jogo inicial -.-

Esta fusão ao fim de umas semanas acabou em “Dissolver tribo”.

ArilsonLucas02: Quando criaram a tribo, qual era o objetivo ou meta?

YoungChild: O objetivo foi entrar no mundo, desde que não seja para o vencer, pelo menos mostrar do que somos capazes, que defendemos princípios e nunca iremos abdicar deles, ganhar uma reputação que seja boa, e como já disse, caso não seja para vencer, pelo menos ser finalista neste mundo de estreia.

ArilsonLucas02: Qual é o vosso jeito de lidar com os jogadores que desrespeitam alguma decisão imposta pela liderança? E como esse modo de agir está influenciando a tribo neste mundo?

Felgueiras.tw: Corrigindo e tentamos que eles entendam o porquê do erro, em todas as tribos existem jogadores que lutam pelo top individual (eu já fui desses players).

Aqui na Dz !, por exemplo, haviam alguns jogadores com essa mentalidade e nós conseguimos com que eles mudassem e que o objetivo primordial fosse em termos global.

ArilsonLucas02: Como você imagina esta tribo daqui a alguns meses? O que você gostaria que acontecesse e do que tem medo?

YoungChild: Medo não tenho de nada, já tivemos Dz ! vs. todo o mundo, quando a ImF decidiu juntar tudo. Pode vir VoD, SMF, URUZ, medo é coisa que não temos. Gostaria que continuássemos o mesmo bom percurso que temos levado até agora.

ArilsonLucas02: O que você acha que é a chave do sucesso da tribo no mundo?

YoungChild: Organização, atividade coletiva, entreajuda e disponibilidade.

ArilsonLucas02: No início do mundo existiam 3 tribos que já foram campeãs de outros mundos (HMetal, VoD & SMF). Isso aumenta a dificuldade de uma tribo novata ser campeã?

YoungChild: Penso que não, a HMetal já não existe, SMF praticamente já não durará muito, VoD é que tem andado bem, mas penso que apesar disso não há muita diferença em a tribo ser nova ou não.

ArilsonLucas02: Agora para o lado mais pessoal, o líder precisa de mais tempo livre para gerenciar a conta, como você consegue conciliar a vida pessoal e o jogo?

Felgueiras.tw: Por vezes abdico da conta e do top para gerir a tribo. Há semanas em que estamos menos ativos e é nisso que a Dz ! difere das outras tribos, mesmo estando um ou outro ausente os que estão on dão o dobro do trabalho e completam as lacunas.

ArilsonLucas02: Que conselhos sobre liderança daria a outros líderes?

YoungChild: Ter calma, saber que liderar não é chegar, pôr os membros e dar ordens, é necessário muita paciência, vontade e muito querer para que tudo resulte.

ArilsonLucas02: Gostaria de deixar alguma mensagem para quem está lendo a entrevista neste momento?

YoungChild: Sim, que não nos julguem sem nos conhecerem, ainda há muito que fazer e que conquistar, e boa sorte a todos em todos os seus projetos.

2 comentários a “O desafio de liderar uma tribo – Dz ! (Mundo 32), por ArilsonLucas02”

  1. Abraços a Todos os jogadores do PT32.

    Tenho pena que o mundo esteja como está pois é dos piores mundos em termos de configs e isso que já vi.
    Felgas não substimes os outros 😛

    Abraços ao Bob Luís e Fernando que deviam ter o top3 para eles 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *