Perfil ideal de um líder

Olá Guerreiros,

Qual é o perfil ideal que um líder deve ter para levar uma tribo ao TOP ou até mesmo a vencer o mundo?

A verdade é que não existe nenhuma resposta correcta sobre o tema. Não existe nenhuma fórmula, nenhuma “receita” ou perfil ideal, o que existem são certas características e um certo carácter para que um líder seja um bom líder. 

Em primeiro lugar, o líder de uma tribo deve ser uma pessoa com bastante tempo disponível. Afinal, ser líder é dirigir a tribo, é definir o rumo que a tribo irá tomar, é tomar decisões que nem sempre são fáceis e num curto espaço de tempo. O líder é uma pessoa que tem de estar sempre presente.

Para liderar uma tribo, é preciso ter uma postura adequada, é preciso ser calmo em certas alturas mas também autoritário e saber “mandar” em outras. Uma coisa é certa, problemas vão sempre haver, e nunca são poucos. Vai haver sempre gente a avaliar e a critícar todos os passos e decisões tomadas e há que saber lidar com isso.

Uma coisa muito importante numa Tribo são as suas relações com as outras Tribos, ou seja, a diplomacia.

Um líder precisa de confiar e motivar todos os membros da Tribo. É muito importante que um líder nomeie pessoas da sua confiança para desenpenharem algumas tarefas e funções, pois dar conta de tudo sozinho é impossível.

Um líder, por melhor que seja, sozinho não consegue chegar a lado nenhum, é necessária ajuda e colaboração por parte dos membros.

Para terminar, deixo-vos uma frase de reflexão:

“Nunca discuta, não convencerá ninguém. As opiniões são como os pregos; quanto mais se martelam, mais se enterram.” Alexandre Dumas (Filho)

 Aguardamos a vossa opinião.

Votos de grandes batalhas, e até Setembro.

Berunoxxx.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *