Relatório de Julho

Como é habitual, todos os meses publicamos um relatório sobre as actividades da equipa de suporte do tribos relativo ao jogo. Este mês sendo o terceiro “fecha-se o trimestre” tal como decidi trazer algumas novidades aos relatórios.

Sendo a primeira novidade  a contabilização do trimestre,  estive a calcular aproximadamente o tempo (estimado) que foi dispensado pela equipa de suporte ao longo destes 3 meses. O total foi aproximadamente 2048 horas em três meses que foi repartido entre 12 pessoas ao longo de 3 meses.

Espero ainda num futuro próximo poder  também começar a contabilizar as acções de moderação do forum, sendo uma das novidades que está a ser estudada para inserção nestes relatórios mensais.

Passando às considerações sobre o mês (de Julho) passado, existiu um aumento significativo de bloqueio de contas e expulsões do servidor, estas duas situações foram essencialmente marcadas por 3 eventos, o retorno das inspecções massivas por parte da equipa de suporte (vulgas operações de limpeza) que resultaram em diversos bloqueios; a reacção de vários jogadores a bloqueios e ondas de protesto contra produtivas resultaram ainda em mais bloqueios; e por ultimo o famoso caso dos MCs (abordado abaixo).

Então os números deste mês e a comparação com os meses anteriores.

Acção de suporte Maio Junho Julho Total
Bloqueios de contas: 3137 994 3412 7543
Penalizações de contas: 4172 945 5345 10462
Solicitações de suporte atendidas: 7046 7170 9189 23405
Insultos analisados: 800 3281 2150 6231
Expulsões do servidor: 59 80 190 329

Como é possível de verificar os bloqueios de contas tem vindo a aumentar, o que não implica que as infracções tenham aumentado. Na realidade acreditamos que o nosso sistema de detecção de infracções de regras tem sofrido grandes melhorias que tem permitido detectar e actuar mais rapidamente sobre as infracções.

Como em todas as nossas operações de limpeza, verificamos que os jogadores tendem a perder a calma e a tomar atitudes que apenas os prejudicam, como insultar a equipa de suporte e partir para o fórum publico para discutir o seu bloqueio. Este tipo de comportamento apenas prejudica o jogador e os seus companheiros que (muitas vezes) os seguem. Nestas condições recomendo a todos os jogadores que mantenham a calma contactem a equipa de suporte para esclarecer qualquer duvida que tenham. Ao actuar desta forma será informado, caso não saiba, qual a regra infringida e como foi infringida, permitindo um retorno ao jogo mais rápido.

Ainda como novidade sobre o relatório, decidi partilhar  a situação mais marcante do mês de Julho. Como seria de esperar esta situação foi o caso dos MCs ao qual a própria InnoGames GmbH se prenunciou sobre o caso. Na minha perspectiva de administrador de comunidade tenho apenas a reflectir que foi um caso lamentável que demonstra uma das nossas maiores máximas enquanto equipa de suporte – zelar pelo cumprimento das regras e gerir a comunidade. Fomos obrigados a expulsar vários jogadores do servidor devido a participarem numa acção conjunta cujo o objectivo foi apenas destabilizar a equipa de suporte.

Creio que o relatório já se extende bastante, por esse motivo “encerro este trimeste” e aguardamos um melhor.

Ricardo, Administrador de Comunidade

2 comentários a “Relatório de Julho”

  1. Bem, estão mesmo com bastante trabalho…
    Os jogadores deviam começar a consciencializar-se disso, e parar de infrigir regras, tanto no jogo como no fórum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *